11 de março de 2011

Alerta de tsunami após terremoto no Japão se estende até México e América do Sul





O alerta de risco de tsunami emitido nesta sexta-feira depois do terremoto de 8,9 graus no Japão se estende a toda a costa do Pacífico, com exceção da parte continental dos Estados Unidos e Canadá, informou o Centro de Alertas de Tsunami dos EUA no Pacifico. O México e a América do Sul também foram avisados.

O alerta de tsunami foi direcionado aos seguintes países: Rússia, Taiwan, Filipinas, Indonésia, Papua Nova Guiné, Fiji, México, Guatemala, El Salvador, Costa Rica, Nicarágua, Panamá, Honduras, Chile, Equador, Colômbia e Peru. Austrália e Nova Zelândia, que estavam na lista inicial, foram depois removidos.

Para especialistas, a chance de que a onda gigante chegue à costa dos EUA é pequena. A preocupação maior é com os países em desenvolvimento da região do Pacífico, informou a Cruz Vermelha Internacional.

Segundo o porta-voz da organização em Genebra, Paul Conneally, a tsunami é maior do que algumas ilhas da área, que podem ser devastadas, embora muitos países tenham estabelecido sistemas de alerta após a grande tsunami que foi gerada por um terremoto na costa da Indonésia em 2004.

- Nossa maior preocupação é com a região da Ásia e do Pacífico, onde países em desenvolvimento são mais vulneráveis a esse tipo de desastre. A tsunami é a maior ameaça - disse Conneally.