30 de abril de 2012

Abate clandestino: uma discussão a cerca deste crime no município de Afonso Bezerra



No dia 4 de maio de 2010 a equipe da Emater de Afonso Bezerra promoveu no município um seminário intitulado em: SANIDADE E LEGALIDADE DA CARNE.
Foram convidados 3 profissionais sendo estes: dois Médicos veterinários, Kênia Suênia (Emater Pendências) Carlos Henrique (Prefeitura de Pendências) e  o Promotor de Justiça que atuava naquele ano em Afonso Bezerra, o Ilumo. Sr. Djalma Gusmão.

Naquela época, a EMATER não comprou carne dos produtores rurais através do programa "Compra Direta" em virtude da interdição do Matadouro de Afonso Bezerra e percebendo a importância de comunicar a comunidade deste município sobre o mal que a carne clandestina pode fazer ao ser humanos optamos em fazer tal evento  que contou com cerca de 70 pessoas conforme a fonte: http://fernando-averdade.blogspot.com.br/2010/05/conscientizacao-dos-riscos-no-consumo.html.

No dia 22 de novembro de 2010,  de acordo com o blog: http://fernando-averdade.blogspot.com.br/2010/11/audiencia-publica.html houve uma audiência pública  a respeito do fechamento do Matadouro, nesta audiência participou diversas entidades desde a Emater até os comerciantes  (http://fernando-averdade.blogspot.com.br/2010/11/audiencia-publica-sobre-abatedouro.

Na sexta feira de 04 de maio, completará 2 anos que iniciamos esta discussão sobre o Abate Clandestino e a interdição do matadouro e o mais cômico é que pelo menos há alguns anos a Emater em parceria com a Prefeitura deste município firmaram um convênio em prol da construção de um "Matadouro Modelo" capaz de atender não somente a demanda de Afonso Bezerra mas os municípios circuvizinhos.